SSD - Sistema de Segurança Digital
SSD - Sistema de Segurança Digital
Menu Inicial
>
Soliciar Acesso
Solicitar Acesso
Introdução
O sistema utiliza o SSD para cadastrar os dados de um usuário.
Passos para solicitar acesso a um sistema
|
Perguntas e Respostas
|
Voltar ao menu inicial
Sou novo usuário (Passo 1)
Digite o CPF ou CNPJ para dar inicio ao processo.
Este campo poderá aparecer somente CPF ou CNPJ, conforme o sistema.
Sou novo usuário (Passo 2)
Seta Azul:
Campo onde deverá ser digitado as letras exibida pela seta vermelha.
Seta Vermelha:
São as letras de acesso que, por questões de segurança, são exibidas com deformações.
Seta Laranja:
Caso o usuário não esteja entendendo algumas das letras, basta clicar no link para mostrar outra imagem que pode estar mais visível.
Clicar em próximo para continuar o cadastro.
Sou novo usuário (Passo 3)
Em alguns sistemas poderá não aparecer a lista de perfis para o usuário, neste caso será atribuído um perfil padrão e não será necessário seguir o passo 3. Isso vai depender do sistema em que o usuário está solicitando o acesso.
Seta Azul:
Selecionar o perfil desejado, podendo ser mais de um.
Em alguns sistemas poderá não aparecer a lista de perfis para o usuário, neste caso será atribuído um perfil default (Padrão). Isso vai depender do sistema em que o usuário está solicitando o acesso.
Clicar em próximo para continuar o cadastro.
Observação:
Após solicitar o acesso ao sistema, o perfil do usuário fica com status de 'aguardando liberação'. A solicitação será analizada pelo administrador do sistema podendo ser negada ou liberada. Quando o acesso for liberado ou negado, o usuário receberá a confirmação por Email.
Sou novo usuário (Passo 4)
Seta Azul:
Os campos Nome, CPF e Nome da Mãe não poderão ser alterados por serem dados consultados na Receita Federal
[1]
.
Preencher, neste caso, os demais campos obrigatórios.
O preenchimento dos campos não obrigatórios ficam a critério do usuário.
NIS: Número de Identificação Social;
[1]
Se caso estes campos estiverem incorretos, conferir se o CPF foi digitado corretamente, caso contrário verificar os dados junto a Receita Federal.
Sou novo usuário (Passo 5)
Seta Laranja:
A data de nascimento
[2]
não poderá ser editada por ser um dado coletado na Receita Federal. Os demais campos porerão ser editados.
Preencher, neste caso, os demais campos obrigatórios.
O preenchimento dos campos não obrigatórios ficam a critério do usuário.
[2]
Se caso estes campos estiverem incorretos, conferir se o CPF foi digitado corretamente, caso contrário verificar os dados junto a Receita Federal.
Sou novo usuário (Passo 6)
Seta Vermelha:
Preencher ou editar o campo CEP
[3]
.
Seta Azul:
Esta tabela aparecerá somente quando o CEP digitado referir a vários endereços. Neste caso, o usuário deverá selecionar o seu.
Após o preenchimento do CEP, o SSD exibirá o endereço nos campos Logradouro, Bairro, UF e Localidade automaticamente. Estes campos não porerão ser editados.
Somente os campos Complemento e Número, poderão ser editados.
Após o preenchimento correto de todos os dados desde o passo 1, clicar em salvar para gravar as informações.
[3]
Se caso estes campos estiverem incorretos, conferir se o CEP foi digitado corretamente, caso contrário verificar os dados junto aos Correios..
Dúvidas aqui respondidas
Se o endereço do CEP cadastrado, estiver errado, como faço?
Se os dados estiverem incorretos, verificá-los junto aos Correios.
Como faço se meu nome, nome da minha Mãe ou a data de nascimento estiverem incorretos?
Se os dados estiverem incorretos, verificá-los junto a Receita Federal.
Já sou cadastrado em um dos sistemas listados no SSD, preciso me cadastrar novamente?
Se um usuário já está cadastrado em um dos sistemas listados, automáticamente ele já é cadastrado no SSD. Neste caso seguir:
Solicitando acesso a um sistema
Quando vou me cadastrar no SSD, ele informa que já sou cadastrado, como faço?
Neste caso, o usuário já está cadastrado em um dos sistemas do SSD. Dessa forma ele deve somente solicitar acesso ao sistema desejado. Seguir:
Solicitando acesso a um sistema
Por que não consigo editar alguns campos?
Estes campos não poderão ser editados por serem consultados na base de dados da Receita Federal e dos Correios. Se caso houver algum erro, entrar em contato com estes orgãos para fazer a alteração.
Após solicitar o acesso ao sistema, quanto tempo leva para ser liberado?
Após solicitar o acesso ao sistema, o perfil do usuário fica com status de 'aguardando liberação'. A solicitação será analizada pelo administrador do sistema podendo ser negada ou liberada. Quando o acesso for liberado ou negado, o usuário receberá a confirmação por Email.
E se o meu acesso for negado pelo administrador do sistema?
Se caso o administrador negar o acesso ao sistema solicitado, não é necessário se cadastrar novamente no SSD. Neste caso, o usuário poderá solicitar novamente o acesso seguindo:
Solicitando acesso a um sistema