SSD - Sistema de Segurança Digital
SSD - Sistema de Segurança Digital
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Soliciar Acesso
Solicitar Acesso
Introdução
O SSD possibilita a um usuário, já cadastrado, solicitar o acesso ao sistema desejado. Quando o usuário solicitar o acesso, é possível que o perfil, previamente cadastrado no SSD, precise ser atualizado para ficar nos padrões do sistema.
Passos para solicitar acesso a um sistema
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Perguntas e Respostas
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Já sou usuário (Passo 1)
Digite o CPF ou CNPJ para dar inicio ao processo.
Este campo poderá aparecer somente CPF ou CNPJ, conforme o sistema.
Já sou usuário (Passo 2)
Digitar a senha. (colocar no campo cpf um valor de cpf)
Se caso o usuário esqueçeu a senha atual, seguir:
Recuperar senha por e-mail
Já sou usuário (Passo 3)
Situação 1:
Acesso a outro sistema.
Em alguns sistemas poderá não aparecer a lista de perfis para o usuário, neste caso será atribuído um perfil padrão e não será necessário seguir o passo 3. Isso vai depender do sistema em que o usuário está solicitando o acesso.
Seta Azul:
Neste caso nenhum perfil estará selecionado, cabendo ao usuário escolher o perfil desejado, podendo ser mais de um.
Observação:
Após solicitar o acesso ao sistema, o perfil do usuário fica com status de 'aguardando liberação'. A solicitação será analizada pelo administrador do sistema podendo ser negada ou liberada. Quando o acesso for liberado ou negado, o usuário receberá a confirmação por Email.
Após isso, clicar em próximo e continuar o processo ilustrado no passo 4.
Situação 2:
Alterar um perfil.
Seta Laranja:
Neste caso, o sistema está utilizando um perfil padrão e o usuário deverá entrar em contato com o administrador do sistema para fazer a alteração.
Situação 3:
Alterar um perfil.
Seta Vermelha:
Neste caso, o SSD irá exibir os perfis previamente cadastrados que poderão ser modificados ou não.
Observação 1:
Se um usuário já estiver com um perfil cadastrado no sistema, como o de FNDE, por exemplo, e este não aparecerá habilitado, isso pode ocorrer se o perfil for desabilitado pelo administrador do sistema. Neste caso o usuário deve escolher outro perfil ou o mesmo para ser avaliado novamente..
Observação 2:
Pode acontecer do usuário selecionar varios tipos de perfis e o administrador do sistema cancelar alguns deles ou todos. Neste caso, será somente exibido os perfis aceitos ou nenhum.
Observação:
Após solicitar o acesso ao sistema, o perfil do usuário fica com status de 'aguardando liberação'. A solicitação será analizada pelo administrador do sistema podendo ser negada ou liberada. Quando o acesso for liberado ou negado, o usuário receberá a confirmação por Email.
Clicar em próximo para continuar o cadastro conforme o passo 4.
Já sou usuário (Passo 4)
Seta Azul:
Os campos Nome, CPF e Nome da Mãe não poderão ser alterados por serem dados consultados na Receita Federal
[1]
.
Preencher, neste caso, os demais campos obrigatórios.
O preenchimento dos campos não obrigatórios ficam a critério do usuário.
NIS: Número de Identificação Social;
[1]
Se caso estes campos estiverem incorretos, conferir se o CPF foi digitado corretamente, caso contrário verificar os dados junto a Receita Federal.
Já sou usuário (Passo 5)
Seta Laranja:
A data de nascimento
[2]
não poderá ser editada por ser um dado coletado na Receita Federal. Os demais campos porerão ser editados.
Preencher, neste caso, os demais campos obrigatórios.
O preenchimento dos campos não obrigatórios ficam a critério do usuário.
[2]
Se caso estes campos estiverem incorretos, conferir se o CPF foi digitado corretamente, caso contrário verificar os dados junto a Receita Federal.
Já sou usuário (Passo 6)
Seta Vermelha:
Preencher ou editar o campo CEP
[3]
.
Seta Azul:
Esta tabela aparecerá somente quando o CEP digitado referir a vários endereços. Neste caso, o usuário deverá selecionar o seu.
Após o preenchimento do CEP, o SSD exibirá o endereço nos campos Logradouro, Bairro, UF e Localidade automaticamente. Estes campos não porerão ser editados.
Somente os campos Complemento e Número, poderão ser editados.
Após o preenchimento correto de todos os dados desde o passo 1, clicar em salvar para gravar as informações.
[3]
Se caso estes campos estiverem incorretos, conferir se o CEP foi digitado corretamente, caso contrário verificar os dados junto aos Correios..
Dúvidas aqui respondidas
E se o SSD exibir os perfis que não escolhi ou os que escolhi não estão habilitados, como faço?
Se caso o perfil escolhido anteriormente não estiver listado, isso significa que ele foi cancelado pelo administrador do sistema, cabendo ao usuário tentar novamente ou escolher outro perfil. Existe a possibilidade dos perfis escolhidos não estejam habilitados como deveriam, neste caso estes foram alterados ou negados pelo administrador do sistema.
Quero alterar o meu perfil para o sistema, mas o desejado não está listado, como faço?
Se caso o perfil desejado não estiver listado, isso significa que ele ainda não foi cadastrado ou está desabilitado. Neste caso, contactar o administrador do sistema em questão para maiores informações.
Já sou cadastrado em um dos sistemas listados no SSD, preciso me cadastrar novamente?
Se um usuário já está cadastrado em um dos sistemas listados e se o sistema estiver ativo, automáticamente ele já é cadastrado no SSD. Neste caso seguir:
Solicitando acesso a um sistema
Quando vou me cadastrar no SSD, ele informa que já sou cadastrado, como faço?
Neste caso, o usuário já está cadastrado em um dos sistemas do SSD. Dessa forma ele deve somente solicitar acesso ao sistema desejado. Seguir:
Solicitando acesso a um sistema
Por que não consigo editar alguns campos?
Estes campos não poderão ser editados por serem consultados na base de dados da Receita Federal e dos Correios. Se caso houver algum erro, entrar em contato com estes orgãos para fazer a alteração.
Após solicitar o acesso ao sistema, quanto tempo leva para ser liberado?
Após solicitar o acesso ao sistema, o perfil do usuário fica com status de 'aguardando liberação'. A solicitação será analizada pelo administrador do sistema podendo ser negada ou liberada. Quando o acesso for liberado ou negado, o usuário receberá a confirmação por Email.
E se o meu acesso for negado pelo administrador do sistema?
Se caso o administrador negar o acesso ao sistema solicitado, não é necessário se cadastrar novamente no SSD. Neste caso, o usuário poderá solicitar novamente o acesso seguindo:
Solicitando acesso a um sistema